terça-feira, 15 de setembro de 2015

Prevenir com Naturopatia e Terapias Holísticas

Já dizia o ditado “mais vale prevenir do que remediar”.

Felizmente, tem-se vindo a tomar uma maior consciencialização relativamente à importância de manter uma vida saudável para que vivamos uma vida plena.
Em Naturopatia e nas Terapias Holísticas, observa-se o indivíduo como um Todo. Indo à raiz do problema (causa) iremos obter melhores resultados.

Para que consigamos alcançar uma vida equilibrada, podemos começar por fazer a nossa higiene espiritual, mental e emocional.

Tendencialmente, nos dias que correm, estamos-nos a afastar da Natureza e isso provoca-nos desequilíbrios. Através do processo de unificação com a Natureza, podemos eliminá-los. Isso pode ser feito recorrendo à componente espiritual que nos interliga com a Natureza.
Alimentamos a nossa componente espiritual através da Fé (ex.: religião, orações, cânticos, mantras, filosofia de vida reikiana). A Fé liga-nos a Nós Mesmos.
Ao olharmos mais para dentro e cultivarmos o amor-próprio, percebemos que mais facilmente conseguiremos cuidar do que nos rodeia e com isso encontrar uma melhor resolução para os nossos problemas.

Para nos mantermos “limpos” espiritualmente, podemos fazer uma coisa muito simples. Um banho espiritual.
Numa panela coloca-se água a ferver e depois de fervida a água coloca-se sal e ervas de limpeza (ex.: arruda, salva, alfazema). Coloca-se a quantidade que se sentir ser necessária (permitir ao nosso ser intuir). Côa-se a água para um recipiente e deixa-se arrefecer a água. Toma-se o banho normal e de seguida, deita-se o preparado sobre o corpo, dos ombros para baixo e deixa-se secar um pouco ao natural. Seca-se o resto do corpo com a toalha (não esfregar) e no fim coloca-se a toalha para lavar. As plantas que são coadas deitam-se fora, de preferência para junto da Natureza para que se dê o processo de transformação natural pela Terra. Ao termos esta prática regular de limpeza espiritual, estamos a fazer com que más energias não se peguem ao nosso corpo áurico tão facilmente, fazendo assim com que se previna também algumas situações mais delicadas que são influenciadas pela energia que emanamos (ex.: discussões, mau estar, ansiedade).

A higiene mental constrói-se no dia-a-dia e é a base para o bem-estar físico. Reflecte-se nas atitudes, postura pessoal e profissional. Uma pessoa que não consegue alcançar um estado de equilíbrio mental, não consegue evoluir individualmente nem colectivamente, entrando num ciclo vicioso que condiciona a sua saúde. O desequilíbrio mental pode dar origem a diversas patologias: ansiedade, depressão, epilepsia, insónia, zona, comportamentos alimentares alterados, entre outras. Fazer uma alimentação equilibrada e regular as horas de sono, é deveras importante para a manter a mente sã. A actividade física e as artes orientais (ex.: Chi Kung, Yoga), têm um impacto bastante positivo na higiene mental, uma vez que trabalham o equilíbrio (de dentro para fora) através do movimento do corpo e o controlo e coordenação da respiração.

Para cuidarmos da nossa higiene emocional, devemos começar por limpar a nossa mente de pensamentos negativos e de transmutar sentimentos indesejados. Não é fácil, mas após uma prática regular acabamos por integrar no nosso dia-a-dia essa nova forma de estar e tudo parece mais fluido e harmonioso. Podemos transmutar a raiva ao enviarmos amor para situações que nos colocaram em contacto com esse sentimento. Podemos fazer isto com todos os sentimentos indesejáveis e momentos que nos provocaram e/ou provocam tensões. Para mantermos a nossa higiene emocional é bastante importante o trabalho interior (desenvolvimento pessoal), se não o mais importante.
Ao termos desarmonizadas estas 3 bases de higienização, vai dar-se o desenvolvimento patológico. Dá-se a sintomatologia e o desequilíbrio físico. Enquanto que, se harmonizarmos estes parâmetros, tornamo-nos pessoas mais saudáveis e felizes.
Quando existe um quadro clínico mais persistente e um receio em que se desencadeie determinada patologia, devemos prevenir com naturopatia. O uso de ervas medicinais é extremamente importante e benéfico para o bem-estar geral, para prevenir e tratar qualquer patologia. É importante salientar que cada caso é um caso e que é importante o aconselhamento indicado.


Acima de tudo, aceitemos que mais que uma terapêutica, a Naturopatia e as Terapias Holísticas são uma nova forma de estar na vida. Para isso devemos estar abertos à mudança e ao reencontro com a nossa verdadeira essência. 



Abraço Luminoso, 

Rute Calhau

Um comentário:

  1. Grata pela exposição. Estou de acordo que estarmos tão próximo quanto possível da Natureza e escutarmos os seus ensinamentos, observando, vendo, escutando e sentindo o que em tudo, através de todos os seus seres, ela nos transmite...é um dos grandes segredos de bem estar integral na caminhada da Vida.

    ResponderExcluir